Informação Geral

A ilha mais central do arquipélago, com 56 km de comprimento, por 6 a 8km de largura, ocupando uma área total de 246,25 km2. Situada a 28º 33’ de longitude oeste e a 38º 24’ de latitude norte. Encontra-se a uma distância de 40km da Graciosa, 20km N. do Pico, a 60km W. da Terceira e a 30 km L. do Faial.

Nobre se ergue entre os mares para combater quem a quer agitar, ostenta um património como arma histórica, testemunha de feitos incontornáveis, em cada esquina e em cada casa. Curiosa, deixa-se recortar mar adentro por um litoral de rara beleza, reservando momentos que justificam ver e ficar.

Em São Jorge poderá visitar o Miradouro Francisco Lacerda - do qual avista as ilhas do Pico e do Faial -, o Algar do Montoso, o Jardim das Sete Fontes, as várias e encantadoras Fajãs, a Igreja de São Jorge (Matriz das Velas), o Museu Francisco Lacerda, o Moinho da Urzelina, o Planalto Central, entre muitos outros pontos carismáticos não descurando as fábricas de queijo de São Jorge.

Para mais informações de locais a visitar, por cada ilha, consultar o guia Tesouros dos Açores, disponível no site www.artazores.com, na secção dos downloads, bem como nos “locais de visita obrigatória” disponibilizado no site da ART.