Informação Geral

A Terceira é a ilha mais populosa do Grupo Central, com 381,96 km2, comprimento 29km e largura 17,5 km. Está situada a 27º 10’ de longitude oeste e a 38º 40’ de latitude norte.
A cidade de Angra do Heroísmo, Cidade Património Mundial da UNESCO, de cunho senhorial, cujo traçado urbanístico provém do séc. XVI e o casario dos sécs. XVII e XVIII. Angra do Heroísmo, que já era monumento regional, foi declarada em 1983 pela UNESCO património histórico mundial, o que dá bem a medida da importância do seu valor histórico-cultural.
Em tons de Lilás, deixa escorrer entre montes uma paisagem sarapintada pelo gado que pasta junto a uma costa, em que o mar e as ondas são pastores de guarda. Povo devoto aos santos que divinamente ajudaram estas gentes, dedicam as deslumbrantes festas em sua honra. Imagens que ficam retidas na memória de quem nos visita.

Na ilha Terceira poderá visitar miradouros, igrejas, monumentos, jardins, vulcões, museus, fortes e fortalezas, impérios, zonas balneares, cascatas recônditas, entre outros locais apelativos e memoráveis. Nomeadamente, Serra do Cume, Sé Catedral de Angra do Heroísmo, Jardim Duque da Terceira, Algar do Carvão, Gruta do Natal, Furnas do Enxofre, Museu do Vinho, Forte de São Sebastião (Pousada), Império de São Sebastião, zona balnear dos Biscoitos, cascata da Agualva, respectivamente. Muitos mais e maravilhosos locais a ilha oferece numa aventura que é a visita aos Açores.

Para mais informações de locais a visitar, por cada ilha, consultar o guia Tesouros dos Açores, disponível no site www.artazores.com, na secção dos downloads, bem como nos “locais de visita obrigatória” disponibilizado no site da ART.