Local do Evento

O evento realiza-se na Ilha Terceira, uma das cinco ilhas que constituem o grupo central, e a terceira maior do Arquipélago dos Açores. Trata-se de um dos principais pontos de entrada nos Açores e é constituída, administrativamente, por dois concelhos com sede nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Esta Ilha destaca-se pela sua enorme riqueza cultural, assumindo especial expressão o seu património edificado e arquitectura tradicional, em particular, na cidade de Angra do Heroísmo, classificada pela UNESCO como Património Mundial, que conta com alguns monumentos importantes como a Sé Catedral, o Castelo de S. João Baptista, a Fortaleza de S. Sebastião e o Convento de São Francisco, no qual está instalado o Museu de Angra do Heroísmo.
É conhecida pela qualidade da sua gastronomia, e pelas suas tradições, paisagens rurais, artesanato e manifestações festivas, de que são exemplos as touradas à corda, realizadas entre 1 de Maio e 15 de Outubro e as Festas da Praia e as Sanjoaninas, duas festas concelhias bastante conhecidas e respeitadas.
A ilha encontra-se provida de excelentes acessos e condições de alojamento e restauração, bem como de uma abundante oferta de serviços de animação turística. Neste último campo, são de realçar os passeios de barco e o mergulho, como principais actividades marítimas, e os percursos pedestres, geoturismo, observação de aves, escalada e golfe, como principais actividades terrestres.
As IV Jornadas de Reflexão de Animação Turística terão lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, localizado no centro da cidade.