Centro Cultural da Ilha Graciosa

O Centro Cultural da Ilha Graciosa pode ser caracterizado como um espaço multifuncional, onde se podem concretizar as mais variadas manifestações culturais desde as exposições ao teatro, passando pelos concertos musicais, festivais ou ainda conferências ou congressos.

O espaço do Centro Cultural é dividido da seguinte forma :
a) Zona de Trabalho: sala de trabalho/convívio para artistas, sala de adereços, camarins duplos, palco, fosso de orquestra, instalações sanitárias de apoio.
b) Zona Técnica: carpintaria, cabine de luz e som, cabine de projecção, cabine de bombeiros.
c) Zona Pública. sala de espectáculos, átrio, bar, vestiário, bilheteira, instalações sanitárias de apoio.

Sendo o teatro uma das actividades previstas para o centro cultural, este espaço foi equipado com uma ampla zona de palco - para os 12m de boca de cena e 120 m2 de área de palco temos um corpo de 240m2 livres e 15m de altura - o que permite uma eficiente manipulação de cenários. Possui ainda uma caixa de ressonância, sob o palco, que é essencial em termos acústicos. A caixa de palco fica em cave e nela estão instalados a carpintaria, a sala de adereços, o acesso ao fosso de orquestra e uma ampla zona de arrumação e trabalho.

A sala de espectáculos com capacidade para 246 pessoas em 11 filas, capacidade esta passível de ser aumentada por intermédio de assentos amovíveis ( mais 30 pessoas ), é rampeada, sem quaisquer degraus, o que facilita não só a movimentação de deficientes como a de qualquer espectador.

O Centro Cultural possui ainda uma sala polivalente que poderá funcionar como espaço alternativo para acontecimentos culturais de cariz mais intimista, tendo capacidade para 50/60 pessoas. A varanda anexa e a localização do bar nesta zona permitem a utilização desta sala como café concerto.