Local do Evento

O evento realiza-se na ilha do Pico, que tem como principal ex-líbris a o grande vulcão que culmina aos 2351 metros de altitude, o ponto mais elevado de Portugal. Esta ilha, a segunda maior dos Açores, conta com cerca de 14800 habitantes e é constituída pelos municípios da Madalena, São Roque do Pico e Lajes do Pico.

As jornadas decorrem nestes três municípios, sendo que as sessões irão decorrer no Auditório Municipal das Lajes do Pico. Esta vila, localizada na costa sul, conta com cerca de 1800 habitantes e é sede de concelho com 154,35 Km2 e cerca 4800 residentes. Até à década de 1980, o município das Lajes do Pico foi um dos mais importantes centros da actividade baleeira dos Açores, tornando-se posteriormente num dos principais locais turísticos relacionados com a observação de cetáceos, com uma forte presença de empresas marítimo-turísticas e o desenvolvimento de equipamentos como o Museu dos Baleeiros e o Centro de Artes e Ciências do mar (antiga Fábrica da Baleia).

O workshop sobre enoturismo decorrerá na Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, no Salão Nobre do Município da Madalena e a sessão de filmes sobre turismo de montanha irá decorrer em São Roque do Pico.